22 de junho de 2010

Coração de Estudante

EBI de Warley Henrique

Coração de Estudante
(Milton Nascimento e Wagner Tiso)

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor  flor o o e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.


1- Em que condições históricas essa música foi composta?
2- Você acredita que o jovem de hoje exerce (ou pode exercer) alguma influência da sociedade?
3- Algumas pessoas acreditam que a juventude é a melhor e mais importante fase da vida. Você acredita? Por quê?
4- Na terceira estrofe o autor diz: "Coração de estudante há de se cuidar da vida...". Pra você, o que seria cuidar da vida?
O que a Bíblia diz sobre juventude: 

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude!

Siga por onde seu coração mandar, até onde sua vida alcançar; mas saiba que por todas estas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. Lembre-se do seu Criador nos dias de sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles.” Ec 11: 9 – 12: 1

5-  De onde vem a verdadeira força da sua juventude?


"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" Ef. 6:10



"O que o jovem pensa de Cristo hoje, determina o destino da nossa nação amanhã" (Thomas Jefferson)  


Repúblicas de Ouro Preto

EBI de Ludmilla Thompson

[Esse estudo bíblico é específico para a cidade de Ouro Preto, com seu tipo peculiar de república; provavelmente não dará certo aí no seu contexto. A dica é fazer um EBI com algum problema ou alguma particularidade do local onde você está. Esse estudo gerou discussões bem interessantes :)]

1- Você mora/já morou em república?


2- Qual a diferença das repúblicas ouropretanas e as de outras cidades?


3- Qual a diferença entre república federal e particular?


4- O que você pensa sobre a hierarquia (decano-morador-bixo) existente em grande parte das repúblicas?


5- Porque em Ouro Preto existe esse sistema diferenciado?


6- Qual a influência que as repúblicas têm ou podem ter sobre os calouros?



Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus (1 Pedro 2:16)


15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. 17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. (Efésios 5:15-17)


15 Não amem Ouro Preto nem o que nela há. Se alguém ama Ouro Preto, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há em Ouro Preto – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas de Ouro Preto. 17 Ouro Preto e sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:15-17) (com livre substituição de “mundo” por “Ouro Preto”, claro)
 

Quem sou eu?

EBI de Warley Henrique
  

O orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.

(Fonte: Wikipedia)


     Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou: - Quem o povo diz que eu sou?
      Eles responderam: - Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias, e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
      – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? – perguntou Jesus.
      Pedro respondeu: - O Cristo que Deus enviou.
      Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
E continuou: - O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos professores da Lei. Será morto e, no terceiro dia, ressuscitará.
(Lucas 9:18-26 – Bíblia na Linguagem de Hoje)



1- O que as pessoas geralmente colocam no perfil "quem sou eu" do Orkut?
2- Essa descrição ("quem sou eu" no Orkut) define de fato a pessoa, ou quem ela queria realmente ser?
3- Se Jesus tivesse Orkut, provavelmente ele colocaria o último parágrafo em sua descrição. Será que Ele queria despertar nas pessoas um sentimento de compaixão, ou tal descrição demonstrava sua identidade?
4- Você já enfrentou ou enfrenta crises de identidade?


Para refletir: Você já se perguntou hoje: "quem sou eu?"


"Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi ele quem nos fez. Ele inventou todas as diferentes pessoas que eu e você tencionávamos ser (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade". (C.S. Lewis)
  
 

Língua

EBI de Warley Henrique

Crônica 
Por volta do ano 2000 antes de Cristo, um mercador grego, rico, queria dar um banquete com comidas especiais. Chamou seu escravo e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria. O escravo voltou com belo prato, coberto com fino pano. O mercador removeu o pano e assustado disse:

- Este é o prato mais delicioso? 
 
O escravo sem levantar a cabeça respondeu:

- Sim. Ao olhar tal iguaria, me lembro de como se fazer amizades, conhecer e reunir pessoas, distribuir bens, perdoar, conquistar, agregar...
 
O mercador, não muito convencido, quis testar seu escravo e o enviou novamente ao mercado, ordenando-lhe que trouxesse o pior dos alimentos. Voltou o escravo com um lindo prato, coberto por fino tecido, que o mercador retirou ansioso para conhecer o alimento mais repugnante.

- Outra vez a mesma iguaria? – disse o mercador, espantado.

- Sim, disse o escravo, agora mais altivo. - Também ao olhá-la, lembro-me de condenação, separação, provocação, intrigas, ciúmes, guerras, blasfêmia... 


Questões
  1. Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
  2. Que “iguaria” é essa?
  3. Pensando nesta suposta “iguaria”, como lidar com algo tão contraditório?

Pois a sabedoria entrará em seu coração e o conhecimento será agradável a sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.” Pv. 2: 10-11.
Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no __________, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo seu corpo." Tg. 3:2.


Não há nada pior, não há nada melhor, depende do uso que se faz ” 

Família e Sociedade

EBI de Warley Henrique


1- Como anda a sociedade, o mundo de hoje?
2- Porque a sociedade se encontra de tal forma?
3- O que se pode fazer (algo prático) para mudar tal realidade?
4- Que tipo de valores, princípios a sociedade tem ensinado no que diz respeito à família?
5- Porque a família tem perdido espaço no mundo de hoje? (trabalho, falta de tempo, etc.)


Origem: 
 
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.” Gênesis 2:21-24

Deus tinha um propósito na vida do homem: se relacionar com a criação, uns com os outros e com o próprio Deus. O homem perdeu a oportunidade de desfrutar de uma sociedade perfeita por causa do pecado. E hoje, vale a pena ou não procurar construir uma melhor sociedade? O que Deus quer que façamos? 
 
"Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.” Gênesis 18:19


Investir na família, é mandamento divino. “A família é o seio da sociedade.” Como edificar minha casa? Quais valores e princípios seguir?

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmo 127:1

Temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações.” II Pedro 1:19

Qual nosso papel como cristãos em relação a esse assunto? 

 
A família bem ordenada se torna uma fortaleza contra a onda de vícios e imoralidade que invadem o mundo; porque o coração da sociedade, da igreja e da nação é o lar. Portanto, a felicidade da sociedade, a prosperidade da nação dependem das boas famílias.

19 de junho de 2010

Fé e testemunho

EBI de Edvar Gonzaga

“Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Eis que o semeador saiu a semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra afinal caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um.” (Lucas 8.4-8).

“Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20).

“Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz. Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado. Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lha será tirado.” (Lucas 8.16-18).

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.” (Marcos 16.15). 


1.     A semente que o semeador utilizava era de má qualidade?

2.     O semeador deixou de semear algum dos terrenos ou menosprezou algum?

3.     Então se a semente era de boa qualidade e todos os terrenos tiveram igual atenção do semeador porque nem todos se desenvolveram?

4.     Como saber qual o bom terreno?

5.     O que devemos fazer então?
 

A taça do mundo é nossa!

EBI de Fernanda Tanaka


Solo africano. A partir de agora, ponto central do planeta. É a terra que o mundo conhece pela natureza encantada e pelos animais que estão na imaginação de todos.
Pela primeira vez, a Copa do Mundo é no continente africano. A África do Sul se preparou durante seis anos para este momento. Mais de 60 mil empregos gerados, mais de R$ 200 milhões em infraestrutura.
O
ingresso pode custar menos de R$ 40 ou mais de R$ 1,6 mil. São esperados 370 mil turistas que não vão ter apenas futebol como diversão.
 
Mas eles querem mesmo é encher os estádios e torcer, como o mundo inteiro vai fazer pela televisão. Exatamente 214 países vão transmitir os jogos da Copa. Só há um número impossível de calcular: o de vuvuzelas. 
Exatamente 1.280 bolas vão rolar pelos gramados, em 64 partidas. Serão 5.760 minutos de futebol, fora os acréscimos, as prorrogações e os pênaltis. 
Na 19ª copa do mundo, serão 31 dias de disputa, de 11 de junho a 11 de julho. São 32 países competindo, todos os campeões mundiais incluídos: Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, Alemanha, Itália e Brasil, em busca do hexacampeonato.
(Fonte: Globo.com)

1) Por que há um envolvimento tão grande das pessoas com a Copa do Mundo?
2)  Qual é o objetivo das seleções na Copa do Mundo? Como esse objetivo é alcançado?
3) Qual a importância da taça para um país?

“Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.” I Coríntios 9: 24 – 25
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:3

4) O que é uma coroa que dura para sempre?
5) O que é necessário para ganhar essa coroa?
6) Nos dias de hoje, quem são os considerados vencedores?
7) O que significa ser mais que vencedor?

"Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil." 
C. S. Lewis

 
 



Sobra tanta falta

EBI de Fernanda Tanaka



Sobra tanta falta (O Teatro Mágico)

Falta tanta coisa na minha janela como uma praia
Falta tanta coisa na memória como o rosto dela
Falta tanto tempo no relógio quanto uma semana
Sobra tanta falta de paciência que me desespero
Sobram tantas meias verdades que guardo pra mim mesmo
Sobram tantos medos que nem me protejo mais
Sobra tanto espaço dentro do abraço
Falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo

Sei lá se o que me deu foi dado
Sei lá se o que me deu já é meu
Sei lá se o que me deu foi dado ou se é seu

Vai saber se o que me deu quem sabe
Vai saber quem souber me salve
Vai saber o que me deu quem sabe
Vai saber quem souber me salve
 



“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.”

Filipenses 4: 12-13

1) Quais são suas impressões sobre a música? Quais sentimentos do personagem ficam evidentes?
2) Qual sua impressão sobre a vida do segundo personagem?
3) Qual a diferença entre os personagens? Eles parecem satisfeitos?
4) É possível ter uma vida de satisfação plena?

"Foi assim que Deus manifestou seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele." I João 4:9

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor."   I João 4: 18

5) Como os sentimentos que "sobram" e os que "faltam" em nós podem ser retirados ou supridos?



Se encontro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é a de que fui criado para outro mundo.” C. S. Lewis


Período novo, vida nova

EBI de Fernanda Tanaka

1) Quais são suas expectativas pra esse período?
2) Suas expectativas têm sido alcançadas exatamente como o planejado?


Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3

3) O que você considera para fazer seus planos?


Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é sua vida? Vocês são como neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Tiago 4: 13-15                                                                                                                                               

Por que sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11                  
4) De que forma nossos planos podem ser concretizados?


Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam. I Coríntios 2:9
 

17 de junho de 2010

Tempo para tudo

EBI de Edvar Gonzaga



A Bíblia diz que há tempo para tudo:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes 3.1-8)

1-  Então, porque às vezes ficamos sem tempo, principalmente para as coisas de Deus?

2-  Será que estamos dando prioridade às coisas certas?

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:25-34)

Vamos repensar as nossas prioridades! 

5 de junho de 2010

Perdão

EBI de FelipeValério

Perdão (segundo Aurélio): "remissão de pena";
Perdão (segundo Larousse): "remissão de uma falta ou ofensa, desculpa, indulta/fórmula de polidez empregada para se desculpar";

"Perdoa nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofendem." (Mt. 6.12)

Caso João Hélio: MP alivia acusações contra dois envolvidos
Tiago e Carlos Roberto só responderiam por roubo e quadrilha armada.
Pai do menino reconhece que mudança tem amparo legal, mas lamenta a decisão.


     1) Os pais, amigos, parentes deveriam perdoar os acusados?

"Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus." (Rm. 3.23)

     2) Por que deve existir o perdão?
     3) O que faz todos serem pecadores?

"Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade." (1 Jo 1.9)

     4) Como e a quem confessar os pecados?
     5) Por que querer o perdão de Deus?

Dica:
"Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade!" (Sl. 32.1 e 2)

Tesouro

EBI de Fernanda Tanaka


Jabez orou ao Deus de Israel: "Abençoa-me e aumenta minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido. (I Crônicas 4.10)

"E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Mateus 19.24)

     1) Na tirinha, quais os sentimentos evidentes nos personagens?
     2) Há alguma relação entre o sentimento dos personagens da tirinha e o pedido de Jabez?
     3) Em sua opinião, por que Deus atendeu ao pedido de Jabez?
     4) Por que é tão difícil agradar a Deus quando se tem muito dinheiro?
"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo, e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo que tinha e comprou aquele campo." (Mateus 13.44)

     5) Qual é o tesouro referido no último texto? Como podemos adquiri-lo?

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mateus 6.19-21) 

3 de junho de 2010

Amor maior

EBI de Larissa Andrade



Amor maior
Rogério Flausino

Eu quero ficar só
Mas comigo só
Eu não consigo
Eu quero ficar junto
Mas sozinho só
Não é possível...
É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro prá fora
Amor que eu desconheço...
Quero um amor maior
Um amor maior que eu
Quero um amor maior
Um amor maior que eu...


1) O que o autor procura e como ele define seu desejo? 

“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.  Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.  Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus,  ame também seu irmão.” (João – discípulo de Jesus) 

2) Como podemos amar uns aos outros? 
3) O que significa “viver por meio de Cristo”? 
4) O que devemos fazer para não transgredir o mandamento de Deus? 

“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” (Jesus Cristo) 

5) Como Jesus nos amou? E no que isso implica?
6) Cite algumas atitudes práticas que demonstre amor pelo próximo.

Oração:
Eu te amo, ó Senhor, minha força! O Senhor é a minha rocha, minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta. O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!” (Rei Davi)

HELP!
Propiciação: s. f. Ato ou efeito de propiciar. Sacrifício de propiciação: sacrifício oferecido a Deus para lhe aplacar a cólera. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)




Não quero que o tempo pare nem passe, não quero o tempo, quero a eternidade. (Silvestre Kuhlmann)

 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...