24 de janeiro de 2012

Ressonâncias do IPL 2012 – parte 03

Meu grupo de parte prática: Mari Agnes, Elias, Karina Faro, eu, Rizi e Ramón (estragando a piadinha interna, rs)

Àqueles que estão acompanhando a minha vida de IPLense, primeiramente peço desculpas. A minha intenção era mantê-los informados, e compartilhar o que estou vivendo aqui em Anápolis com a maior intensidade que eu pudesse... Porém, as coisas aqui são tão intensas que me impedem de escrever com maior freqüência.
Mas, preciso compartilhar algumas verdades que estão ecoando em meu coração. Bom, pra quem leu o primeiro post, sabe que o IPL, dentre muitas outras coisas, também compreende uma parte prática, talvez a mais esperada pelos alunos. E hoje, dia 23/01/2012, foi “O retorno” dos 11 grupos de parte prática do IPL Fim do Mundo. Para explicar melhor, fomos divididos em equipes de 5 ou 6 pessoas, pra preparar em 1 semana e meia a programação de um fim de semana em alguma igreja. O desafio foi grande. Foram muitos telefonemas, idéias, sonhos, muitas expectativas, e nada, absolutamente nada, foi o que eu imaginei. Até que ponto isso é bom ou ruim eu não sei, mas tenho a certeza de que conhecer os membros da Igreja Assembléia de Deus Catedral da Família em Bela Vista de Goiás e vivenciar um pouco de suas histórias e suas rotinas fez uma grande diferença na minha vida.
Não só na parte prática, mas em todo o IPL, algumas coisas ficaram bem vivas no meu coração, mas eu poderia resumir as “lições-mor” em 3 palavras: Soberania [de Deus], Humildade e Contemplação. Deus é lindo, é justo, e cuida de mim [e de todos nós] em cada detalhe, por mais irrisório que ele seja aos meus olhos. E, se permitirmos, Ele, o Senhor dos senhores, o Rei do universo, se dispõe a falar conosco, e das formas mais extraordinárias possíveis. Por exemplo, hoje, na euforia da volta da parte prática, e do reencontro com esses amigos tão queridos, pudemos parar e refletir um pouco sobre tudo o que aconteceu. E, conduzidos pelo Natan de Castro (obreiro da região CO e eterno obreiro dos mineiros) na meditação em Lucas 10:1-24, percebemos que se impressionar com o poder de Deus é algo óbvio demais. Precisamos nos impressionar com a GRAÇA de Deus; em como Ele, mesmo não precisando de nada e nem ninguém para cumprir os Seus propósitos, escolheu nos convidar a ser transformados, e sermos instrumentos de transformação na vida das outras pessoas.
Deus nos chama, nos convida a ajudá-Lo. Que honra! Que privilégio! Só nos resta responder, com todo temor e reverência: “Eis-me aqui, Senhor!”.
Enfim, essa postagem já está maior do que eu imaginei que ficaria. Tenho muitas coisas a fazer e uma semana muito corrida pela frente [como disse o Rei(naldo): são dias de ladeira abaixo]. Diante disso, decidi suspender as ressonâncias do IPL até o último dia. Prefiro fazer um super post, contando as duas últimas semanas desses 63 amados habitantes temporários do SETECEB de uma só vez. Podem esperar, pois ainda tenho muito o que compartilhar... BeijO*s e que Deus os abençoe, SEMPRE!

15 de janeiro de 2012

Ressonâncias do IPL 2012 – parte 02



Uma semana de IPL. Meu Deus, quanta coisa já temos pra pensar, digerir e compartilhar! Aprendi muito, e já tenho muitos desafios para esse ano que está só começando...
Começamos o IPL com muitas bagagens. Muitas meesmo! Além das bagagens físicas, muitas emocionais: responsabilidades, expectativas, problemas, família... enfim, era necessário deixar tudo isso de lado para aproveitar cada segundo desses 21 dias. Meditamos então em Neemias 4:19,20 e na frase: “Esteja atento ao que Deus vai fazer EM você, e não através de você.”
O desafio começa com o convite do Cidade Negra a descobrir a verdadeira Verdade. Vivendo entre o já e o ainda não (o Reino de Deus que já foi inaugurado, mas ainda não consumado), começamos a descobrir que a Verdade é, na verdade, uma pessoa: Cristo, e Ele esteve aqui!
Tenho exercitado muito a prática do silêncio. Não sei se você já tentou, mas não é tarefa fácil. Não pelo fato de eu ser tagarela, mas porque quando eu me silencio, a minha alma grita. Mas, passado o impacto inicial, os instantes de oração pela manhã e os silêncios reflexivos antes do almoço têm sido instrumento fundamental para ouvir a voz de Deus, e, assim como Maria, “entesourar” [tornar tesouro] as coisas que aprendi no coração.
Várias frases permanecem ecoando na mente, e compartilharei algumas delas com vocês.
“Evangelização é quando um mendigo conta ao outro onde ele achou pão”.
“Sustenta-me, Senhor, com um espírito pronto a obedecer.”
“Deus não nos cobrará nada além da nossa capacidade.”
“Deus não dá uma Ferrari a quem não sabe andar nem de bicicleta.”
“Nossos apetites, quando são um fim em si mesmos, nos escravizam e jamais são satisfeitos.”
“Quem abraça um corpo satisfaz apenas seus apetites, quem abraça uma pessoa satisfaz seu próprio coração.”
“Não se entra na terra prometida sem antes passar pelo deserto.”
“Tentar ser santo pela carne é auto destrutivo.”
“Você tem sido um bom mordomo em relação aos bens que Deus te confiou aqui na Terra?”
Bom, eu tenho vááárias coisas pra contar ainda, muito mais depois do nosso maravilhoso Sarau de ontem a noite... Mas, outras postagens virão! Hoje é dia de descanso, e de passeio! Mais um dia pra ficarmos ainda mais unidos em comunhão no Senhor!
E, no clima de Sarau, termino com uma oração que escrevi no meu silêncio reflexivo, sobre talentos e soberania de Deus:
“Deus, me ajude a descobrir meus talentos, e a desenterrá-los. Me mostre como usá-los mais e melhor, para honra e glória do Seu nome. Não quero pensar no meu próprio Pai como um carrasco, mas como o Deus amoroso que é, para quem eu nunca perco meu valor. Não quero ter medo, quero temer. Quero fazer a Sua vontade, boa, perfeita e agradável, e não a minha. Pega o pouco que eu tenho, Senhor, e usa, conforme a Sua vontade. Em nome de Jesus, amém.”

11 de janeiro de 2012

Retrospectiva

ideoda.deviantart.com  
Por Jonatas Henrique

O que é a ABU pra você, pra mim?

Já me fiz essa pergunta questionando se realmente nós como ABU estávamos sendo cristãos, se o que fazemos é realmente orientado por Deus ou não passa de um "clube do bolinha" de crentes, que no fundo não fazem muita coisa pelos que estão ao nosso redor precisando de todo tipo de ajuda...

Em meu íntimo isso me incomodava e pensava em deixar a ABU.

Mas uma coisa aconteceu comigo. Algo que me fez perceber claramente como Deus me deu e me dá nova chance de continuar a viver e seguir em frente. Parei e olhei de novo pra ABU e não vi mais uma instituição... vi a Lud, o Lucas, a Milena, o Hiander, a Napauria, o Felipe, a Lorena, o Israel, a Ana, a Laine, o Cleiton... resumindo vi pessoas, e mais, vi pessoas com um propósito em comum! Pessoas que não são perfeitas mas que buscam um sentido maio do que simplesmente estudar, formar e ganhar dinheiro. Querem deixar um legado eterno, plantar com sementes de fé e colher honras à Deus! E decidi dentro de mim não abandonar isso.

E esse semestre mais do que nunca pude perceber como Deus se fez presente em nosso meio, como nos entregamos mais para oração, e como várias coisas maravilhosas aconteceram em nosso meio. Portanto venho nessa humilde reflexão pessoal desejar a todos nos ABUenses q firmemos nossos pés na rocha que é Cristo, vivendo como ele viveu, não só nesse novo ano de 2012 mas pra sempre, lembrando que nosso tempo na UFOP e na vida é como brisa q vem e logo se vai.

Feliz 2012 galera!

10 de janeiro de 2012

Ressonâncias do IPL 2012 – parte 01


 

IPL (Instituto de Preparação de Líderes) é um curso da ABUB (Aliança Bíblica Universitária), com duração de 3 semanas. É voltado para estudantes universitários de todo o Brasil, e envolve exposições bíblicas (nesse ano, no livro de Lucas), palestras, oficinas, momentos de reflexões, atividades culturais e práticas. 

Pra chegar até aqui não foi nada fácil. Foram 5 livros, 1 “artigo”, 5 resenhas, 1 diário de leitura, carta de intenções e resumo da caminhada cristã, e muitas, muitas expectativas!  Muitas pessoas foram imprescindíveis para que esse sonho se tornasse realidade, e sou grata a cada uma delas. Porém, maior gratidão devo a Deus, que permitiu e preparou esses dias com muito carinho para os IPLenses de 2012!

Devido à tamanha importância, pegarei o blog da ABU Ouro Preto emprestado e colocarei ressonâncias do que aprendi/aprenderei aqui nos próximos dias. Espero que seja tão edificante pra vocês quanto pra mim! Pode ser que o mundo não acabe em 2012 e esse não seja o último IPL, mas com certeza será o melhor! Rs...
Beijos e abraços, e Deus os abençoe! ;D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...