Como começar um núcleo de estudo bíblico?

(extraído de http://abujf.com.br)


I – Introdução
Como vocês sabem, o objetivo da ABU é estudar a bíblia, relacionando-a com nosso dia a dia, mostrando-a através de nossa vida e levando a palavra de Deus no meio universitário (mas isso também pode ser feito em escolas de ensino médio!). Nossa estratégia principal são os pequenos núcleos de estudo bíblico. Veja agora como abrir um núcleo em sua escola ou faculdade.

II – Estudo Bíblico Indutivo: mas o que é isso?
Para que os grupos sejam interativos e práticos, a ABU trabalha com o método chamado ‘estudo bíblico indutivo’ (EBI). Neste método, as pessoas lêem um texto bíblico e logo depois são questionadas em grupo sobre aqueles assuntos. O objetivo é promover o debate, a discussão saudável e abrir espaço para que todos falem o que pensam. Vale lembrar que esta é apenas uma ferramenta da ABU. Quem realmente guia os estudos é o Espírito Santo e é importante que os cristãos do grupo estejam atentos à sua Voz. (fique de olho, nesse blog tem vários ebis espalhados por aí que podem ser copiados ou servidos de inspiração)

III – Interagindo: sozinho não dá!
Começar um núcleo sozinho em uma faculdade é uma tarefa complicada! Por isso, recomendamos que você procure outros cristãos que também estejam dispostos a te ajudar. Lembra do cordão de três dobras da Bíblia?

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Ec 4: 9,10) Depois que você encontrar outros cristãos dispostos a abrir o núcleo, comecem a orar pra que Deus direcione vocês.

Se você conhece cristãos em escolas ou faculdades que estejam dispostos a iniciar este trabalho, fale sobre a ABU pra eles!

IV – Autorização
É indispensável que a escola ou a faculdade conheça e autorize o trabalho da ABU. Geralmente, as instituições não tem problemas em liberar um espaço para o trabalho. Infelizmente, algumas instituições ainda não se abriram para o movimento, mas temos visto na história da ABU que se você realmente estiver comprometido, orar, conversar com a direção, é possível superar todas as dificuldades. Nesse link aqui existe um modelo de carta de autorização para ser enviada para a coordenação da instituição. Escolha um dia e horário que seja melhor para o maior número de pessoas e mãos a obra (ex: intervalos).

VI – Divulgação: chame a galera!
Ótimo, agora a direção do lugar onde você estuda já liberou um espaço pra vocês começarem o estudo. Agradeça e louve a Deus por isso! Com a autorização da faculdade, é fácil começar o trabalho. Agora é a hora da divulgação! Divulgação é a chave do negócio! Convide primeiramente seus amigos de sala, as pessoas que convivem com você. Faça com que elas se sintam confortáveis durante o estudo, deixe espaço para que elas falem. É importante espalhar cartazes pela faculdade, passar nas salas para convidar as pessoas. Se sua escola ou faculdade permitir, nós até podemos passar nas salas e convidar as pessoas pro núcleo.

V – Persevere e ore!
Muitos grupos começam cheios, mas vão perdendo o gás ao longo do tempo. Persevere! Pode ser que em algum momento somente cristãos apareçam no grupo. No entanto, este é o momento para que vocês orem pela faculdade, uns pelos outros e se ajudem mutuamente. Procurem entender por que as pessoas não estão aparecendo: é o horário? É o dia ruim? Elas não gostaram dos estudos? Se não gostaram, por que não gostaram? É alguma luta espiritual? Fique atento a estes detalhes.

VI – Ajuda
Se você não sabe por onde começar, peça ajuda a alguma ABU de cidades vizinhas a sua (para ver aonde existem grupos de ABU, visite o site: www.abub.org.br/regioes). Eles podem ajudar muito!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...