23 de março de 2011

Relatos de um carnaval

"Outra ilusão desaparece quarta-feira
Queira ou não queira terminou o carnaval"
(Novo Amor - Edu Krieger)
 por Felipe Valério


Foto: Pedro Triginelli - G1

JOCUM (Jovens com Uma Missão) é uma organização com enfoque missionário que visa dar subsídio aos jovens com o coração cheio do ardor missionário, treinando, capacitando e enviando-os.


Um dos trabalhos realizados pela JOCUM é o impacto de carnaval que ocorre há 17 anos pelas ladeiras de Ouro Preto, com o intuito de partilhar as boas novas do Evangelho com todos os carentes dessa mensagem. Há o desfile com o bloco “Jesus é Bom a Beça”, evangelismo estratégico através de teatro, danças, pirofagias, malabares, roda de capoeira e outros, que ocorre na Rua das Flores, mais precisamente na Igreja Batista situada no local, a qual serve de GB (Grupo Base) ao trabalho. Outra equipe sai pelas ruas num horário também estratégico, das 3 às 6 da manhã, abordando um público bastante diferente daquele encontrado pela manhã.

Sendo participante do Impacto pude ter a real noção do tamanho deste trabalho. É uma forma de evangelismo fora do comum, onde muitos resultados surgem. O carnaval é um período aonde pessoas se encontram fragilizadas e muitas vezes abertas a uma mensagem de esperança. O contrário também ocorre, mas é muito mais preciosa uma vida que se abre do que o nosso preconceito contra tal iniciativa.

Surpreendeu-me o respeito com que as pessoas de fora (do próprio carnaval de Ouro Preto) vêem o Impacto. Ouvi muitos elogios com relação ao que fazíamos, pois não era apenas uma “cruzada evangelística”, era um trabalho humano, porque o foco eram os necessitados de atenção, diálogo e principalmente amor.

De todas as coisas que ali aprendi, destaco uma, aquela velha história de “nunca julgar o livro pela capa”. Participando e conhecendo o Impacto na íntegra pude ver o quanto Deus está a frente de tudo isso.

Um comentário:

  1. Gostei do texto Fisication! =) Esse é um trabalho bem polêmico, é muito criticado pelas pessoas, porque age direto na festança brasileira mais "carnal" (o próprio nome já diz). Bom, o que eu posso dizer é que eu curto ;). Espero que cada ano possam ir pessoas realmente dispostas a se doar, querendo um pouco mais do que simples diversão.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...