4 de abril de 2012

III Guerra Mundial

EBI de Jônatas Henrique


Pesquise no Google “3ª guerra mundial” e você se surpreenderá com a veemência da qual muitas pessoas utilizam ao citar até datas de quando acreditam que esse evento ocorrerá. A origem desse conflito Israel x Irã tem base em outro desentendimento judeus x árabes, já conhecido da maioria de vocês. A respeito disso temos as palavras do professor de Ciência Política da Universidade Católica de Lisboa, João Pereira Coutinho: “E esse impasse resume-se numa palavra: Hamas*. Com a emergência do Hamas em Gaza, houve uma importantíssima mutação na natureza do conflito, que deixou de ser apenas um enfrentamento secular entre Israel e a Autoridade Palestina e passou a contar com a presença de um grupo fundamentalista, patrocinado pelo Irã, e que explicitamente luta pelo extermínio do Estado judaico”.

*Hamas é uma organização radical palestina que não reconhece a existência do Estado de Israel e que, desde junho de 2007, controla a Faixa de Gaza. Hamas é a abreviatura para Harakat Al-Muqawama al-Islamia (Movimento de Resistência Islâmica).

Fontes:


Caso ocorresse essa guerra, alguns acreditam que certamente a Venezuela de Chávez seria pró-Irã. Portanto, caso o Brasil se levantasse contra a ideia de resurgimento do socialismo, já que a Rússia está se mostrando claramente a favor do Irã, poderia haver uma guerra aqui na America Latina.

- Como você agiria se essa guerra afetasse diretamente você?
- Você reavaliaria suas prioridades?

Imaginar uma participação ativa inicial do Brasil em uma guerra mundial vem de encontro com a tática de neutralidade inicial em todas as Guerras Mundiais anteriores, já que uma investida dessa magnitude envolve muito dinheiro e, principalmente, vidas de nossos jovens. Existem porém outras guerras, invisíveis, que não envolvem bombardeios ou mortes.

- Você acredita que estamos vivendo algum tipo de "guerra" aqui em Ouro Preto?

Jesus sabia de todas as angústias que poderiam nos atingir, inclusive as nossas guerras interiores. Por isso mesmo Jesus, nos evangelhos, faz menção a paz ou ideia de paz 36 vezes. Ele anunciou um Reino que não vem com aparência exterior.

- Você sabe de que reino Jesus está falando?

Algumas referências bíblicas para Reino: Grão de mostrada (Mc 4:31,32); O levedar da farinha (Lc 13:21); Não consiste em palavras mas em poder (1Co 4:1-20); Fim dos tempo (Lc 21:20-31)

Nesses textos, Jesus fala muitas vezes em parábolas.

- Você sabe o que é uma parábola?
- Porque Jesus se utiliza desse tipo de narrativa?

- De tudo isso que discutimos hoje, é possível alguma ação concreta que podemos tomar no nosso dia a dia?


       Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. 
Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...