28 de setembro de 2010

Quero minha mãe!

EBI de Milena Kellen

Ansiedade


Ao longo da vida, pensamos e nos preocupamos demasiadamente com o futuro, e nossos anseios mudam à medida que crescemos.
--> Será que eu vou poder brincar amanhã? Mamãe vai me dar aquele brinquedo que eu tanto quero no meu aniversário?
--> Será que vou mandar bem em Matemática? E em Português? Será que vão gostar de mim na escola nova? Onde eu vou cursar o Ensino Médio?
--> Meu Deus, todo mundo já sabe que curso vai fazer, menos eu. Mas será que eu vou passar no vestibular?
--> E a prova de amanhã? Eu não estudei ainda! Meu coeficiente vai cair! E o meu dinheiro tá acabando... O que eu faço? Nossa, eu preciso correr atrás de iniciação científica, estágio... O curso tá acabando! Eu vou me formar... E agora???

Eu quero a minha mãe!!!

1) Quais eram e quais são, hoje, as suas preocupações?
Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu o sono por se preocupar demais com as obrigações do dia seguinte (semana, mês, ou ano... quem sabe?). Muitas vezes, temos tantas coisas a fazer, pendências e obrigações, que nos martirizamos e ficamos exaustos só de pensar sobre o assunto, e começamos a achar que nossos dias deveriam ter 30 horas (talvez 40...).
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." (Filipenses 4:6)
2) Ficar ansioso é errado?
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)
3) Se sabemos que a nossa vida aqui na Terra tem fim (afinal, todos morreremos um dia), porque se preocupar com coisas futuras?
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Provérbios 16:1)
4) Então, diante de tantas preocupações e anseios, como descansar?

22 de setembro de 2010

O que fazemos aqui e para onde vamos?

EBI de Felipe Valério

O livro de Eclesiastes foi escrito por um homem conhecido como “O Sábio”, o rei Salomão. Ele meditou profundamente sobre a vida humana, as suas injustiças e decepções, e concluiu que “tudo é ilusão”. Este é ainda o livro do homem sem Deus, o qual fala dos pessimismos, otimismos, desesperos e esperança.

“De fato, como é que podemos saber o que é melhor para nós nesta vida de ilusões, vida que passa como uma sombra? Como podemos saber o que vai acontecer na terra depois da morte?” Ec 6.12

“A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido.” Bertrand Russell


- O que faz sentido nessa vida se o que todos esperamos é a morte?


- Mas o que pode vir depois da morte?



DICA...

“Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida”. Ec. 12.1
 

1 de setembro de 2010

Eleições 2010

EBI de Ludmilla Thompson





“Vejam vocês, Aristóteles nos diz que somos animais sociais e políticos - seres da pólis, por natureza. E, acrescenta que, além de sociáveis, somos por natureza senhores-e-escravos (uns são feitos para mandar outros para obedecer). Já Hobbes, afirma que não é nada disso. Nem sociais, nem políticos. Somos, cada um, um lobo tentando devorar o outro lobo (homo hominis lupus).
E pra não morrer todo mundo a gente faz um pacto. Quer dizer: somos políticos por necessidade e não por natureza. Aristóteles ou Hobbes? Não importa, O que importa na vidaviva é sentipensar e compreender que, seja em política, seja em outra instância social, estamos sempre querendo montar no outro - queremos o poder.”
[Retirado de: http://laharteterapiapedagogia.blogspot.com/2010/03/etica-de-campanha-aristoteles-hobbes.html]


► Você gosta de política? Acompanha os acontecimentos pelos meios de comunicação? (pode ser sincero :)

Se não costuma acompanhar, veja alguns candidatos a deputado federal desse ano: Maguila, Marcelinho Carioca, mulher Pêra, Tiririca (pior do que tá não fica) 

► Os deputados federais podem propor e votar leis, e até passar por cima de uma decisão do Presidente. Na sua opinião, porque essas pessoas querem ser eleitas?
► Se o ser humano sempre quer mudar para o melhor, porque ainda hoje vemos tanta coisa absurda?

 
Marx dizia que a religião é o ópio do povo...
mas a bíblia não diz nada sobre política e sociedade??


A Bíblia diz que o silêncio já é uma resposta (livro de Números 30:14). E quem cala consente, diz o senso comum de homens e mulheres desde sempre. Então, quando não fazemos e dizemos nada, estamos nos comprometendo.

“Assim diz o Senhor: Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar.” (livro de Jeremias 22:3)

“Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça” (Levítico 19:15)

“Não aceite suborno, pois o suborno cega até os que têm discernimento e prejudica a causa do justo.” (Êxodo 23:8)

Análise esse versículo:

Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você. Mas, se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal” (livro de Romanos 13:4)

► Dada a situação política brasileira de hoje, a bíblia não está sendo mentirosa?
Contra o que devemos protestar? Como fazê-lo?
 

Jesus e Justiça

EBI de Ludmilla Thompson




(fazer leitura com várias pessoas representando cada personagem: Jesus (o narrador), o pai, o filho mais novo, o filho mais velho, o empregado)

Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.

"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.

A seguir, levantou-se e foi para seu pai.
"Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
"O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
"Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.

"Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
"Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".
(Lucas 15. 11-32)



► O pai dos dois irmãos foi justo?
► A reclamação do filho mais velho é legítima?
► De onde vem nosso senso de justiça?
► Qual é o melhor filho?
► Temos alguma lição importante a tirar dessa história?

Renúncia

EBI de Lorenna Franco Reis

1)      O que é renúncia pra você??? 
2)      Você já precisou renunciar algo importante? Por quê?


25 Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse: 26 “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. 27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.  
28 “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? 29 Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, 30 dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.  
31 “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? 32 Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz. 33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.  
34 “O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo? 35 Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora.  “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça".

1)      No versículo 27 Jesus afirma que para sermos seus discípulos é necessário que carreguemos nossa cruz durante nossa caminhada com Ele. O que significa isso? O que Jesus quis dizer com “carregar sua cruz”? 
2)      “O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo? Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora.” Vers. 34 e 35a. No contexto em questão, o que Jesus queria dizer com esta metáfora? 









Para reflexão:
" Alegre-se jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde sua vida alcançar; mas saiba que por todas estas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. Lembre-se do seu Criador nos dias de sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles. " (livro de Eclesiastes 11.9-10 e  12.1)


“O que deixamos por amor a Cristo não nos faz falta”



 

Tentação

EBI de Lorenna Franco Reis


1. Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. 4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 6 “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra”. 7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”. 8 Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. 9 E lhe disse: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. 10 Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: “Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto”. 11 Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. (livro de Mateus 4.1-11)

1)      Em qual contexto essa passagem bíblica está inserida? 
2)      Quais foram as estratégias do Diabo para tentar Jesus e qual era o seu propósito? 
3)      O que Jesus quis dizer no versículo 4? 
4)      Para pensar: Em que áreas de sua vida você tem sido tentado? Qual sua atitude diante de suas fraquezas?




Para refletir: Nós somos tentados a todo o momento. Somos tentados a negligenciarmos a Deus e a esquecermos do sacrifício de Jesus por nós na Cruz. Somos tentados a vivermos insatisfeitos, a reclamarmos dos planos que não deram certo e a esquecermos das bênçãos e dos livramentos de Deus em nossas vidas. Mas podemos também ser tentados a nos aproximarmos mais de Deus e a nos importarmos mais com o nosso próximo. Podemos ser tentados a vivermos na presença de Deus e a termos uma vida de paz. Podemos ser tentados a agradecermos a Deus por nos amar e cuidar sempre de nós. Caia nas tentações certas!

A oração

EBI de Lorenna Franco Reis




“5 E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. 6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. 7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. 9 Vocês, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. 12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do male, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. (livro de Mateus 6.5-13)

1) Como os hipócritas oravam e qual era o objetivo deles ao orarem?
2) Segundo Jesus, os hipócritas já receberam sua plena recompensa. Que recompensa seria essa?
3) Por que Jesus nos convida a orar em secreto?
4) Jesus nos ensina como orar através da “oração do Pai nosso”. Por que Ele nos ensina a pedir o pão de cada dia e não o pão de toda a vida?

 
Para refletir: A oração é a maneira de nos aproximarmos de Deus e de adquirir intimidade com Ele. O intuito da oração não é informar a Deus o que acontece em nossas vidas, Ele sabe de todas as coisas! O objetivo da oração é fazer com que nos relacionemos com Deus, construindo uma relação de confiança e sinceridade para com Ele.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...