14 de junho de 2011

Ser romântico é ser careta???

EBI de Felipe Medeiros

 

“Romantismo não é cafona. Acredito que a maioria das pessoas sejam românticas, mas têm vergonha de assumir. Romantismo, cavalheiros e damas, é algo que nunca deveria deixar de existir.” N. (mulher) 

“O fato é que alguns valores se inverteram no mundo atual, e por causa disso eu tive que me inverter, envergar, me quebrar e refazer de novo também. Já notaram como o que antes era chamado romantismo, hoje foi sarcasticamente taxado como “grudentismo”? Bom, para quem não conhece, o grudentismo é um movimento encabeçado por todos os chicletes. Para ser taxado como chiclete, basta que você se considere romântico. Simples assim.” P. (homem)

“Para a mulher, ser romântica é dar razão à flexibilidade, a intromissão de ser confundida facilmente. Para o homem, é deixar sua masculinidade de lado. O homem romântico não é um homem viril. É por isso, que em um relacionamento não se fala mais em amor e sim em sexo. Não fala-se mais em namoro e sim em ficar. Casar então passou a ser assunto de mil novecentos e bolinhas. São raros os relacionamentos que chegam a um altar. As pessoas criaram um conceito de que a razão é mais importante do que a emoção. Que não se deve envolver o amor na vida a dois porque ele é cruel e machuca as pessoas.” L.F. (homem)

“Nunca. Ser romântico é saber valorizar os sentimentos seus e do outro. O que não dá pra confundir é o romantismo com melação, grudação. A gente sempre tem que dar espaço ao outro, então na hora de expor o romantismo tente não exagerar nas aparições "surpresa" para que o outro não se sinta invadido, vigiado.” P.C. (mulher)

1) E você, qual é a sua opinião? O que você acha do romantismo?
2) Como era a sociedade há uns 80 anos atrás? E como ela está hoje? Principalmente se tratando da família e das relações.
3) Quem criou o romantismo? Quem é a pessoa mais romântica (amorosa) do mundo?

“Então o Senhor Deus declarou:’Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” (Gn 2:18)

“Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” (I Jo 4:16)

4) Qual é o modelo de sociedade, família, que Deus quer para a humanidade? Se desse certo, você acha que seria melhor do que temos vivenciado atualmente?
5) O que isso tudo tem haver com o romantismo?
6) Então o que é ser romântico? É bom ou ruim?

Para refletir:

“Todos os classicismos implicam um romantismo anterior... A ordem implica uma certa desordem que ela vem reduzir.” (Paul Valéry)

“O Romantismo é a fórmula que o amor é inspirado” (Paloma Prado)

E nunca se esqueça: mesmo que sua família não te ame, sua namorada(o) não te ame, seus amigos não te amem... Deus te ama incondicionalmente.


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...