25 de outubro de 2010

O que é EBI e porque usá-lo

de Ludmilla Thompson




Tá, esse povo da ABU não pára de falar de EBI pra cá, EBI pra lá... mas afinal, o que é isso?

EBI é a sigla de estudo bíblico indutivo. Como sou uma pessoa muito prática, já vou explicando em miúdos: é um estudo onde você faz perguntas e os outros é que tem de responder. É um método de estudo já clássico, e é amplamente utilizado pela ABU :)

O que eu gosto desse estilo, é que ele é uma obra inacabada, mesmo quando você termina de fazê-la. Você pegou, sei lá, uma música, um trecho da bíblia, um poema, uma ideia (qualquer coisa enfim), e elaborou perguntas para outros responderem. Ok. Agora, tudo está nas mãos de quem estiver presente lá no estudo! Por isso eu amo pessoas que dão pitaco, que discordam, que criticam, que te perguntam porque você fez aquela pergunta (ótimo eheheh). Gente, vocês não entendem que o estudo é um momento fantástico? A criatividade pode florescer e se multiplicar lá!

Aí, cada um tem seu estilo. O meu é ir sem um fim. Tenho um rumo, mas não sei onde vai parar, tenho uma vaga ideia de onde o estudo vai dar. É claro que isso pode ser ruim também, se um bom ateu for lá e tiver boas ideias, leva o estudo para onde ele quiser. Mas eu gosto dessa maleabilidade, até, podemos dizer, dessa insegurança.


Falta às vezes essa pitada de pimenta nos nossos núcleos de estudo. Sabe, eu acho que ser cristão hoje é  muito desafiador (vocês não?). Portanto, faço questão de fazer perguntas polêmicas (sem extrapolar os limites, claro) em todos os estudos em que participo.
Outro dia fiz um estudo sobre Jesus e perguntei aos participantes: "quais as provas de que Jesus realmente existiu?". E todos me olharam assim: O__o (rs). Temos que estar prontos a responder esse tipo de pergunta. Cristianismo não é só uma coisa "espiritual". Podemos e devemos estudar sua história, filosofia, ética, etc etc. Há milhões de coisas a serem discutidas aí.

Para você que não tem o costume de fazer ebi's, vou jogar aqui sites que já tem alguns deles prontinhos (além desse próprio blog):


Mas não se contentem em fazer ctrl+c e ctrl+v (sei que estudantes adoram isso rs). 
Criem e recriem! 

Se joga galera \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...