16 de outubro de 2010

O vento

EBI Fernanda Tanaka

O Vento (Los Hermanos)

Posso ouvir o vento passar 
Assistir a onda bater 
Mas o estrago que faz 
A vida é curta pra ver 

Eu pensei que quando eu morrer 
Vou acordar para o tempo 
E para o tempo parar 

Um século, um mês 
Três vidas e mais 
Um passo pra trás? 
Por que será? 
...
Vou pensar 

Como pode alguém sonhar 
O que é impossível saber 
Não te dizer o que eu penso 
Já é pensar em dizer 
Isso eu vi, o vento leva! 

Não sei mas sinto que é como sonhar 
Que o esforço pra lembrar 
É vontade de esquecer 
E isso por que? 
(diz mais) 

Ú
Se a gente já não sabe mais 
Rir um do outro meu bem 
Então o que resta é chorar 
E talvez
se tem que durar 
Vem renascido o amor 
bento de lágrimas. 

Um século, três 
Se as vidas atrás 
São parte de nós 
E como será? 

O vento vai dizer lento que virá 
E se chover demais 
A gente vai saber, 
Claro de um trovão, 
Se alguém depois sorrir em paz 
(Só de encontrar...)


“Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento. Desprezei todas as coisas pelas quais eu tanto me esforçara debaixo do sol, pois terei que deixá-las para aquele que me suceder. E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo? Todavia, terá domínio sobre tudo o que realizei com o meu trabalho e com a minha sabedoria debaixo do sol. Isso também não faz sentido.”
Eclesiastes 2: 17-19

1. Qual a simbologia do 'vento' na música?
2. O que significa a expressão 'correr atrás do vento'?
3. Qual a percepção de eternidade/efemeridade na música e no texto?
4. Como os autores vêem o passado?
5. Qual as características comuns entre os autores?
6. Na música ou no texto, há uma conclusão sobre o sentido das coisas ou da vida?
7. Como saber se estamos correndo atrás do vento?
8. Como fazer para que nosso trabalho e nossa sabedoria não sejam em vão?



“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” (Sêneca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...