9 de novembro de 2010

Com quantas pedras se constrói um muro?

Texto de Larissa Andrade


Dedicado aos engenheiros da minha vida:
Davi, Napauria, Douglas, Samir, Milena, Edvar, Rick, Warley...


Quantos muros você já construiu na sua vida? Provavelmente, nenhum. 

Neemias trabalhava como copeiro do Rei Artaxerxes quando recebeu a notícia de que os muros de Jerusalém estavam em ruínas e sua cidade estava assolada. Nessa situação, o lógico seria transferir o “abacaxi para outro descascar”, afinal o que um copeiro entendia de reconstruir muros? A Bíblia responde que Neemias entendia o suficiente para não deixar nenhuma brecha.

Muitas vezes me peguei fazendo a seguinte pergunta: como servir ao Rei utilizando meus conhecimentos em Nutrição? A resposta mais óbvia seria: tratando bem meus pacientes, ajudando pessoas a melhorarem a qualidade de vida ou, simplesmente, trabalhando com excelência. Faz sentido. Mas, e se abrangermos um pouco a pergunta, tipo, como servir ao Rei? 

Neemias executava suas tarefas de copeiro com louvor, tanto que ao fazer um pedido ao Rei foi prontamente atendido. Mas, será que ele foi apreciado apenas com o dom de servir vinho à família real? Não é o que nos conta a história.

No primeiro versículo do capítulo 6 do livro de Neemias, é relatado que o próprio copeiro, com ajuda de outras pessoas, (obviamente) reconstruiu o muro de Jerusalém sem deixar nenhuma lacuna.  Como seria possível levantar muros em volta de uma cidade inteira sem nenhum graduado em engenharia por perto? (A essa altura, os engenheiros que estão lendo esse texto devem estar se perguntando se realmente é necessário cursar tantas disciplinas de cálculo).

A verdade é que ao ver a cidade assolada, Neemias reconheceu o pecado do seu povo, se dispôs a reconstruir os muros e orou pra que Deus o abençoasse. 

Ouro Preto está assolada, devastada, destruída pelo pecado. Os muros não existem mais. E há em Ouro Preto médicos, nutricionistas, filósofos, farmacêuticos, músicos, engenheiros, biólogos, economistas e tantos profissionais que foram contemplados com o dom de amar, de cuidar, de cantar e contar as boas novas do Reino! Reconheçamos o pecado do povo, arrependamos e comecemos a reconstrução!

Um comentário:

  1. que gracinha Larissa!!! mto obrigada pela dedicatória!!! é galera...tem é muro para reconstruir em Ouro Preto...vamos la que o trabalho é grande!!!
    Na.
    =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...