24 de novembro de 2010

Razão e emoção

EBI de Jônatas Henrique


O ser humano tem duas formas básicas de responder aos estímulos da vida, dois métodos em que baseia suas tomadas de atitude, dois algoritmos base de atuação: usar a razão e (ou) a emoção.

Quando falamos em razão pensamos em atitudes pensadas, pesadas e ponderadas, matematicamente medidas, ou seja, tem chances de se obter maior êxito. Já a emoção...

Como você acha que a emoção atua na hora de se tomar a decisão?
Você acha que a emoção atrapalha nas decisões?  
Seria interessante ameniza-la?
 
Avanços tecnológicos têm feito coisas cada vez mais impressionantes, como, por exemplo, simular emoções em máquinas e até a forma do homem pensar. 

Como você encararia o fato de um robô conseguir apresentar mais emoções que você?

As emoções, intrinsecamente, fazem parte das pessoas. Apesar da natureza divina, Jesus também foi homem, portanto, também demonstrava emoções:
Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. (Jo 11:32-33)
E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. (Mateus 21:12)

Que emoções você acredita que Jesus sentiu em cada passagem?
Você acha que a emoção motivou a ação de Jesus nessas passagem?
Emoções podem gerar boas consequências? 

Cada pessoa tende a ser ou mais emotiva ou mais racional... 

O quê você acredita ser mais?
Isso já te incomodou?



Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...