EBI de Milena Kellen
“A 11 de setembro de 2001, entre as oito e as dez da manhã, os Estados Unidos da América sofreram o maior ataque terrorista de sempre. Dois aviões de passageiros foram desviados da sua rota normal e colidiram intencionalmente com as duas torres do World Trade Center em Nova Iorque. As explosões e consequentes incêndios provocaram graves danos nos arranha-céus que desabaram num curto espaço de tempo. Mais tarde, como consequência do desabamento das torres, outro edifício ruiu. Para além destes dois aviões, um terceiro avião foi também desviado da sua rota indo embater no Pentágono em Washington. A colisão provocou uma forte explosão e uma parte considerável do edifício ficou danificada. Um outro avião foi também desviado mas acabou por se despenhar sem atingir o seu objetivo.”
1) Onde você estava naquela hora?
2) Quais foram os impactos dessa atrocidade no país e no resto do mundo? Porque isso nos afetou tanto?
3) Você se lembra de alguma outra tragédia que tenha chocado o mundo dessa forma?
“Em 11 de setembro de 1973, há 33 anos, um golpe de Estado realizado pelas classes dominantes chilenas derrubou o governo da Unidade Popular, presidido por Salvador Allende. A ponta de lança do golpe foram as Forças Armadas sob a direção do general Pinochet, que teve o apoio do imperialismo, do governo dos EUA, e foi articulado e financiado pela CIA e pelas transnacionais norte-americanas. E contou também com o apoio dos governos ditatoriais latino-americanos, inclusive o Brasil, associados com o imperialismo norte-americano na "Operação Condor". O aparelho militar-policial do Estado chileno realizou um dos maiores banhos de sangue contra um povo nas últimas décadas na América Latina.”
4) Porque se fala tanto na tragédia norte-americana, e a dor dos chilenos não é levada em consideração?
“Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945. Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica "Little Boy" caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares. As estimativas, do primeiro massacre por armas de destruição maciça, sobre uma população civil, apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria dos mortos eram civis.”
5) Em termos numéricos, cerca de 3 mil norte-americanos morreram no atentado às Torres Gêmeas. Já no Japão, o número de vítimas foi 220 mil, a maioria civis, sem considerar aqueles que foram atingidos fatalmente pela radiação após o ataque. Se todos são igualmente seres humanos, porque a tragédia dos Estados Unidos ganha maior relevância?
6) Diante de tamanha violência dirigida a pessoas que, em primeira instância, são inocentes, o que pode ser feito para evitar que novas tragédias como estas aconteçam?
Para refletir:
“(..)se possível, no que depender de vós, tende paz com todos os homens;”
Romanos 12:18
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!