EM GREVE
EBI da Nah Vale
Um pouco de história...
Ø Revolução industrial na Europa;
Ø Condições de trabalho precárias;
Ø Denúncias contra o capitalismo selvagem;
Ø Organização do operariado na forma de sindicatos;
Ø Protestos (incluindo a greve);
Ø Avanços sociais: direito à greve, à sindicalização, aposentadoria, limite à jornada de trabalho, férias, previdência social, ...
A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, “competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.”
“5.Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; 6.Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; 7.Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8.Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. 9.E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.” (Efésios 6: 5-9)
1) Para você, qual deve ser nosso posicionamento como cristãos? É errado um cristão entrar em greve?
2) É justo que o cristão ou qualquer outro funcionário que não participou de uma greve receba a vantagem reivindicada nela, caso seja atendida?
(Esta pergunta foi feita para ver a incoerência entre a atitude de não fazer greve baseada em argumentos religiosos e a atitude de aceitar um beneficio que não lhe é de direito)
3) Qual a melhor forma de lutar pelos nossos direitos?
4) Qual foi a atitude de Jesus perante as injustiças?
5) Como você vê o posicionamento dos cristãos hoje perante a política e a questão social? Você acredita que é esse o comportamento que Jesus espera de nós?
(Não deflagrarei mais greve, meu salário é justo, não reivindicarei meus direitos e serei alienado ao sistema.)
Um exemplo...
Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos. Posteriormente, o valor de suas ações, foi mundialmente reconhecido com a consagração do Prêmio Nobel da Paz que lhe foi concedido em 1964, cujo valor, cerca de cinqüenta mil dólares, ele destinou aos movimentos em prol dos direitos civis. Ele foi assassinado em 4 de abril de 1968 por um segregacionista do sul, chamado James Earl Ray.
Em 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
Para pensar...
"O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (M. Luther King)
EBI ótimo para esses dias, ABU Uberlândia agradece.
ResponderExcluir