17 de setembro de 2011

Vem cá... eu te conheço?!

EBI retirado do site da ABUB

“Eu aprendera, pois, uma segunda coisa, importantíssima: o seu planeta de origem era pouco maior que uma casa! Não era surpresa para mim. Sabia que além dos grandes planetas - Terra, Júpiter, Marte ou Vênus, aos quais se deram nome - há centenas e centenas de outros, por vezes tão pequenos que mal se vêem no telescópio. Quando o astrônomo descobre um deles, dá-lhe por nome um número. Chama-o, por exemplo: “asteróide-3251″.
Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde vinha o príncipe era o asteróide B 612. Esse asteróide só foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco. Ele fizera na época uma grande demonstração da sua descoberta num Congresso Internacional de Astronomia. Mas ninguém lhe dera crédito, por causa das roupas que usava. As pessoas grandes são assim. Felizmente para a reputação do asteróide B 612, um ditador turco obrigou o povo, sob pena de morte, a vestir-se à moda européia. O astrônomo repetiu sua demonstração em 1920, numa elegante casaca. Então, dessa vez, todo o mundo se convenceu. Se lhes dou esses detalhes sobre o asteróide B 612 e lhes confio o seu número, é por causa das pessoas grandes. As pessoas grandes adoram os números. ” (O Pequeno Príncipe)

O astrônomo apresentou uma grande descoberta, mas não acreditaram nele por conta de um julgamento de valor. Você já passou por uma situação semelhante? 

“E, chegando à sua pátria, ((Jesus)) ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam:
- De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? –
E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse:
- Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. -
E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.”
Evangelho segundo Mateus 13:54-58

O que as pessoas reconheceram em Jesus? O que Jesus quis dizer ao afirmar que não existe profeta sem honra, a não ser em sua pátria e em sua casa? Quais as semelhanças e diferenças entre a situação do astrônomo turco e o caso de Jesus? 

REFLEXÃO: Como aconteceu com o astrônomo turco, nós costumamos julgar as pessoas pelo que elas são ou pelo que elas aparentam? Como poderíamos mudar isso? Você tem desvalorizado alguém por ser uma pessoa muito próxima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...