11 de agosto de 2012

Creio


Uma bonita forma de dizer em que acreditamos.


A palavra em latim "credo" tem o significado de "creio", ou seja, é uma confissão, o resumo daquilo que é mais essencial e em que os cristãos acreditam.

7 de agosto de 2012

É tempo de recomeçar...

"Eu gostei muito dessa foto, pois consigo enxergar o amor de Deus no rosto de cada um..." - diz Felipe.

Olá, pessoas!
Chega ao fim a série "Ressonâncias do CF 2012". Para encerrar, temos o depoimento do Felipe Medeiros, o ABUense de Ouro Preto mais experiente (estalem os deos, por obséquio) que esteve presente em Uberlândia no Curso de Férias.
Vamos aprender um pouco com o que mais o marcou durante esses dias de intenso crescimento espiritual e pessoal.

“ Participar do Curso de Férias da ABU em Uberlândia pra mim foi muito edificante... Lembrar e relembrar muitas verdades que o livro de Tiago nos mostra é sempre um desafio e uma grande responsabilidade: “A fé sem obras é morta”; “As obras sem fé não valem de nada”; “Não somos salvos pelas obras, mas para as obras”; entre tantas outras... Esses ensinamentos, esses preceitos não podem passar por nós sem surtir nenhum efeito... Sem gerar nenhuma mudança... Isso é impossível! Ou pelo menos deveriaser...Rs
           Encontros como o Curso de Férias sempre me fazem lembrar o quão pequeno e miserável eu sou diante das situações, o quanto eu sou hipócrita à luz daquilo que acredito, como eu preciso mudar para chegar a ser uma pessoa coerente; mas, principalmente, me mostra o quanto o amor de Deus é grande e infinito, como o sacrifício do seu filho foi suficiente e eficaz, a forma como Ele me chama: vem como está, e qual deve ser meu posicionamento diante desse amor que me constrange... 
           Esse CF me trouxe à tona a seguinte palavra: RECOMEÇAR. Todo dia é dia de recomeçar! Nós erramos e caímos mas nunca devemos deixar que nossos pecados nos impeçam de recomeçar... Recomece a cada dia, a cada sol, a cada respirar, a cada olhar, a cada amizade, a cada momento... pois Ele te deu essa capacidade e sempre te diz: Eu teajudo!
           Que possamos RECOMEÇAR sempre, e que nesse nosso RECOMEÇO Jesus sempre seja o nosso COMEÇO, o que nos precede, e que também Ele seja nosso PÓSCOMEÇO, o nosso Fim... o Alfa e o Ômega nas nossas vidas!! Que as misericórdias do Senhor se renovem a cada dia sobre nossas vidas, e que cada dia seja um novo dia... Com tudo que Ele tem de novo para nos mostrar, nos ensinar, nos ouvir e nos falar... Para que assim o nosso relacionamento com o Pai seja íntimo e profundo!”

Então, a série "Ressonâncias" acaba aqui (aaaahh... =/). Mas, outros encontros ABUsados estão por vir, e esperamos ter muito mais pra contar para vocês. E, claro, convidamos a todos para viverem conosco muitos outros recomeços...

6 de agosto de 2012

Amanhecerá?

por Jônatas Henrique

~sorrowtherapy
Tenho notado uma certa frequência com que as pessoas, sejam elas religiosas, políticos ou cientistas, têm tratado de temas apocalípticos. As bases são as mais diversas como colapso ambiental, implantes de chip em pessoas como suposto sinal da besta, profecia Maia de 2012 e várias outras profecias bíblicas. Pra anticristo não faltam candidatos! A lista vai de radicais islâmicos, lideres políticos e até detentores de grandes poderes eclesiásticos, não necessariamente vivos. Mas deixando de lado especulações, gostaria de me ater a alguns versículos falados pelo mestre em Mateus 24:12 que diz: "e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará."
É fácil procurar e especular o fim do mundo em coisas externas que as vezes estão longe da gente; difícil é perceber que o nosso amor esfria em relação a tantas pessoas. Pais que desistem dos filhos, filhos que fazem questão de contrariar os pais colocando em risco a própria integridade, irmãos que não conseguem viver sem brigar. Isso falando de quem está ao nosso lado, sem contar a indiferença com o próximo com tanta carência e miséria...
Sem mais delongas senhoras e senhores, respeitável publico pagão, com vocês... "O Teatro Mágico"
 

27 de julho de 2012

Uma semana para se encontrar... com Deus!


Lucas Martins indo para o silêncio reflexivo. Nas palavras dele:  "Eu coloquei essa foto em função do encontro que tive comigo mesmo, do que eu aprendi de Deus falando em meu coração."

      Oi de novo, pipôu!
      Então, essa é mais uma postagem da série "Ressonâncias do CF". É muito bom começar a ouvir, daqueles que tiveram o privilégio de participar, o quanto esse Curso de Férias foi marcante na vida deles. Falo por experiência própria que esse encontro cria uma atmosfera completamente propícia a encontros... encontros com amigos de alma, com Deus, e com você mesmo. É uma oportunidade única de olhar para dentro de si, e reconhecer o quanto ainda precisamos mudar.
     É esse ponto que o LUCAS MARTINS enfatiza no depoimento dele sobre o que viveu lá em Uberlândia nos últimos dias. Confira:
       
     "Antes de tudo, agradeço a Deus pelo Curso de Férias em Uberlândia. Não há nada mais gratificante do que sentir o amor de Deus em nossos corações; perceber o quanto ele tem nos proporcionado bênçãos.  Ó Deus... Obrigado! Obrigado por tudo, por abrir a oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer grandes amizades, pelos estudos bíblicos, pelo o silêncio do meu coração a ti, por mudanças que o Senhor me trouxe no CF Uberlândia. Foram tantas maravilhas que o Senhor me proporcionou.
         No Curso de Férias pude realmente conhecer o que era a ABU, entender a dimensão desta comunhão e enxergar o amor de Deus sobre ela. Foi muito lindo o que eu vivi em uma semana. Uma semana que gerou bons frutos, do relacionamento até as reflexões. Pude realmente descobrir a pessoa que eu sou, sentindo Deus falando em meu coração a cada silêncio reflexivo e a cada passagem do livro de Tiago.
         Espero que muitos encontros como este possam aparecer na minha vida, encontros que possam impactar vidas. Agora estou seguindo para missão, missão que Deus colocou em cada estudante inserido na ABU, unindo a fé com a razão e a prática. E é assim que termino este compartilhar, pois andar com fé eu vou!"

      Em breve teremos mais um depoimento, o último da série. Aguardem!
      Beijos e fiquem com Deus! ;D

26 de julho de 2012

Ressonâncias de um CF histórico...


Hiander Maia (ABU OP), Lívia Machado (ABU Viçosa), Lucas Martins (ABU OP) e Dayana Fidelis (ABU Uberaba)



Oi galerê! Depois de acompanhar as expectativas dos nossos queridos ABUenses às vésperas do CF (Curso de Férias), nada mais justo que ouvir deles como foi essa experiência. o primeiro relato é do HIANDER MAIA. Confira o que ele aprendeu nesses dias que passou lá "pelas banda de Beeerrrlâândia".

"Antes o que era uma sigla, se torna sentimento. O Curso de Férias em Uberlândia foi uma das experiências mais sensacionais que eu já tive na minha vida. Passar um pouco mais de uma semana com pessoas que eu não conhecia muito bem, e crescer com elas foi simplesmente uma bênção; e com as pessoas que eu já conhecia, foi ainda melhor: estreitar laços, conhecê-las mais... sem palavras!
           Todos que voltam desse tipo de evento da ABU, voltam até chatos de tanto que mencionam o que ocorreu por lá! Exposições bíblicas, oficinas, momentos de comunhão e reflexão... Não tem como esquecer nem um detalhe desse período.
           Exclusivamente tenho muito a agradecer às pessoas que lá estiveram, pois me ajudaram a crescer muito, fortificar minha fé e relembrar onde está a viga principal da minha vida! Agradecer à ABU Uberlândia pelo conforto, comodidade e pelo serviço prestado em nos estruturar! Incentivo a todos que fazem parte da família ABUense a irem aos encontros, pois aí sim poderão realmente entender o que a ABU significa na sua vida. Fiquem com Deus! ;D"

Aguardem os próximos relatos. Beijos e fiquem com Deus! 

9 de julho de 2012

ANDAR COM FÉ EU VOU...



Daqui a 5 dias começa o tão esperado Curso de Férias da ABUB 2012. Para quem já está pirando com mais uma sigla, o CF é um curso de treinamento e crescimento que acontece em todas as regiões da ABU, no mês de julho, possibilitando aos participantes uma semana de estudos em um determinado livro da Bíblia (esse ano, será o livro de Tiago ), além de oficinas sobre variados temas e dilemas da vida cristã, além de conhecer um pouco mais sobre o movimento nacional e internacional e fazer/fortalecer amizades com a galera da região. Ao fim de sete dias de convivência intensa, retornamos às nossas casas e grupos locais muito impactados, e com muitas histórias e amigos de alma para a vida toda [palavra de quem já teve a oportunidade de participar de um evento desses, o saudoso CF Leste 2011 =D].
Então, para esquentar as baterias, dois privilegiados da ABU Ouro Preto que participarão do CF Minas 2012 (o 1º da nova região \0/) escreveram algumas frases sobre seus anseios e receios para essa tão esperada semana (14 a 21 de julho) em  Uberlândia. 


"Então...Mais uma sigla nesse universo maravilhoso da ABU. Não ficando satisfeito com minha ida ao CR Brasília, percebi a oportunidade de também participar desse CF. Nesse curso de férias, que acontecerá em Uberlândia, nada mais passa na minha cabeça, além de várias expectativas. Crescer espiritualmente, firmar-me cada vez mais no amor de Deus e sentir realmente na pele o espírito ABUense de ser. Espero que tudo o que aconteça lá seja uma bênção, não só na minha vida, mas na de todos que lá estiverem presentes e que possamos retornar (eu à Ouro Preto) com muito mais engajamento, dedicação e amor de Deus para compartilhar. Sei que enfrentaremos saudade de casa, alguns desábitos, mas nada que atrapalhe o objetivo principal: crescer! Fiquem bem!  =D"

Hiander Maia, graduando em Engenharia Civil pela UFOP


"Deus tem um propósito na vida de cada um nós(...). Em meio às circunstancias da vida, busquei manter padrões que me acarretaram em mudanças. Mas a mudança que realmente me transformou, foi o amor de Deus. Nele encontrei a paz e a essência de viver. (...) Estou indo em busca do meu melhor de modo que este melhor seja entregue nas mãos Deus, (...)do que temos de mais importante para oferecer ao próximo e entregar para Deus.
    Deus me proporcionou muitas bênçãos ultimamente. Contudo, neste mês de julho, farei um curso intensivo de férias em Uberlândia, o tal falado CF. Acredito que este curso abrirá portas acerca do que eu tenho a oferecer, será um grande crescimento pessoal e espiritual na minha vida. Minha expectativa para esse CF é aprimorar mais o meu conhecimento com Deus, uma vez em que os livros que tenho lido para este curso têm ajudado para inúmeras descobertas. Pretendo voltar deste curso com mais objetivos em trabalhos missionários, auxiliando nos projetos da ABU Ouro Preto, núcleo no qual estou inserido.
  Tenho medo em não atingir metas de muitas atividades que possivelmente irei realizar junto a ABU, pois trabalho requer esforço e preparação, para isso estou dando o meu primeiro passo indo a este curso de férias, mas sei ABU estará lá, trabalhando em equipe para que tudo ocorra bem, afinal de contas o trabalho é de todos. Sei que cada um de nós tem para oferecer talentos, dons e bens, portanto o que nos resta é saber aproveitar tudo o que Deus nos concedeu de melhor e contribuir em nossas obras missionárias. Nosso melhor é o melhor de Deus."


Lucas Martins, graduando em Artes Cênicas pela UFOP


Então, depois de ler as expectativas dos nossos ABUenses, podemos contribuir orando por eles, pra que tenham um tempo de qualidade com o Senhor Deus e com os outros participantes do CF. Que seja uma experiência tão boa para vocês quanto foi para mim, e que vocês possam ser confrontados em cada momento que passarem lá em Berlândia =D

Milena Kellen Oliveira Mendes

3 de junho de 2012

2 anos de blog!

Estamos comemorando 2 anos do blog ABU Ouro Preto! 
Agradecemos todos os leitores e colaboradores desse blog, e muitos anos de vida :)

(e que delícia de bolo!)

~ chasekinder22

5 de maio de 2012

O TUDO É UMA COISA SÓ?


EBI de Ana Carolina Meireles


Mãe é suspeita de segurar filha para padrasto abusá-la no CE, diz polícia

Senador Demóstenes Torres ajudava Cachoeira a fazer nomeações em Goiás

Alegações de tortura aumentam escândalo envolvendo político chinês

1) Você estava sabendo de algum desses assuntos?

IDIOTA vem do grego "idiótes", que significa "o homem privado" - em oposição ao homem de Estado, ou público; Idiota seria, portanto, aquele que não se preocupa com a vida pública, com a política e sim somente com sua vida pessoal.

2) Diante do que foi exposto na charge e na explicação, você se considera idiota? Justifique.

3) Podemos afirmar que, de certa forma, todos somos idiotas já que sempre haverá assuntos que ignoramos? É frustrante chegar a essa conclusão? Como você se sente diante de casos como tortura, corrupção e violência doméstica?

“Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa a ficar confusa e assustada, e até enojada, pelo comportamento humano. Você não está de maneira nenhuma sozinho nesse terreno, e se sentirá estimulado e entusiasmado quando souber disso. Muitos homens, muitos mesmo, enfrentaram os mesmos problemas morais e espirituais que você está enfrentando agora. Felizmente, alguns deles guardaram um registro de seus problemas. Você aprenderá com eles, se quiser. Da mesma forma que, algum dia, se você tiver alguma coisa a oferecer, alguém irá aprender alguma coisa de você. É um belo arranjo recíproco. E não é instrução. É história. É poesia.” (J. D. Salinger – O Apanhador no Campo de Centeio)

4) Qual a relação entre o título do estudo, as manchetes, o conteúdo da charge e o trecho acima?

“Meu nome é Brennan. Sou alcoólatra. Como cheguei a esse estado, por que o deixei, por que voltei são a história de minha vida. Mas não é a história toda.
Meu nome é Brennan. Sou católico. Como cheguei a ser, por que deixei de ser, por que voltei a ser são também a história de minha vida. Mas não é a história toda.
Meu nome é Brennan. Fui padre, mas não sou mais padre. Fui casado, mas não sou mais casado. Como cheguei a essas situações, por que as deixei são também a história de minha vida. Mas não a história toda.
Meu nome é Brennan. Sou pecador, salvo pela graça. Essa é a grande história, a mais importante. Somente Deus, em sua fúria, a conhece plenamente.”

5) Além da nossa “idiotice generalizada”, há algo que nos une?


Para refletir: 
“É por isso que o cristão se encontra numa situação diferente da de outras pessoas que tentam ser boas. Estas esperam, por ser boas, agradar a Deus, quando Nele acreditam; ou, caso não acreditem, esperam pelo menos receber a aprovação dos homens bons. Já o cristão pensa que todo bem que faz advém da vida de Cristo que o anima interiormente. Não pensa que Deus nos amará mais por sermos bons, mas que Deus nos fará bons porque nos amou primeiro, do mesmo modo que o teto de uma estufa não atrai o sol por ser brilhante, mas brilha porque o sol irradia sobre ele.” (C. S. Lewis)


PARA A NOSSA ALEGRIA!


Autor: Pedro Henrique Brito – ABU Uberlândia
pedrohenrique@civ.ufu.br



        
       1 Quando o SENHOR Deus nos trouxe de volta a Jerusalém, parecia que estávamos sonhando.
2 Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: “O SENHOR fez grandes coisas por eles!”
3 De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.
4 Ó SENHOR, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito dos rios.
5 Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria!
6 Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita. (Salmo 126)
       
       Para onde o Senhor levou os cativos israelitas? (v.1)

         O poeta, nesse salmo, refere-se à volta de Israel do exílio da Babilônia. Chico Buarque expressou sua alegria em voltar ao país, traduzindo também a felicidade de muitos que voltavam do exílio no final da década de 70 (Leia abaixo o trecho de sua canção). Compartilhe algum momento da sua vida que Deus lhe proporcionou, no qual obteve tamanho êxito sonhado e até inesperado.

"Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando
Põe meia dúzia de brahma pra gelar (ou de suco de abacaxi com hortelã sem açúcar), muda a roupa de cama
Eu tô voltando
Leva o chinelo pra sala de jantar
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar porque eu tô voltando" (parênteses meu)

         Leia o verso 4 do trecho bíblico e as tirinhas abaixo.



Nos tempos atuais, nos deparamos com a chamada ‘Teologia da Prosperidade’, que consiste na interpretação errônea de alguns trechos bíblicos, afirmando que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira e na saúde. O termo prosperidade, nesse salmo, traz no original a palavra restauração. Qual seria, então, a verdadeira prosperidade, baseada na confiança em Deus em suprir nossas necessidades?

         O salmista, ainda depois da façanha, pede tal restauração e compara à continuidade do enchimento do leito dos rios (v.4). O que isso implica?

         “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.” (Tiago 5:11)
Com base nesse trecho e nos versos 5 e 6 do salmo, responda: qual o caminho para se chegar à alegria?


GALHOS SECOS

Nos galhos secos de uma árvore qualquer
Onde ninguém jamais pudesse imaginar
E o criador nosso Deus
Nos deu uma flor a brotar

Olhai, olhai, olhai.
Os lírios cresceram nos campos
E o Senhor, nosso Deus
Nos tem alimentado para nossa alegria

Para nossa alegria
Para nossa alegria




4 de maio de 2012

E eu, o que faço com esses números?


EBI de Milena Kellen



# Para a noooooooooossa alegria (ou não, rs), o período (re)começou. A pergunta é um pouco clichê, mas é interessante pensar a respeito. Então, quais são suas expectativas para mais esse semestre? Já fez planos? Muitos?

MARTA E MARIA
Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou:
_ "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " .
Respondeu o Senhor:
_ "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". 
(Bíblia, livro de Lucas, capítulo 10, versículos de 38 a 42)

# Com quem você se identifica mais, Marta ou Maria?
# A atitude de Jesus foi justa? Você concorda com a resposta dele? Por quê?
# Trazendo para a nossa realidade acadêmica, também temos muitas escolhas ao nosso alcance: estudar, investir em uma carreira profissional, se divertir, aprofundar relacionamentos, fazer amigos... O que é mais importante? Ou precisamos balancear tudo isso? Como fazê-lo?

A Universidade Federal de Ouro Preto é um lugar único, que oferece oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Para ajudá-lo a conhecer o que a UFOP pode te proporcionar, temos algumas dicas:
- Ensino de qualidade;
- Vida republicana e convivência com pessoas diferentes;
- Aprender a se virar sem os seus pais;
- Iniciação científica, monitorias e bolsas;
- Espaço mais aberto à discussões;
-Contatos profissionais;
- Estágios;
- Amizades duradouras;
- Maleabilidade no trato pessoal;
- Intercâmbios com os mais diversos países;
Etc...
- E, por último, mas não menos importante: ABU! =)

Para refletir...

è E aí, o que você vai fazer com esses “números”?

“Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
(Bíblia, livro de Josué, capítulo 1, versículo 9)



Seja bem-vindo (de volta) à Ouro Preto, e aproveite o que essa cidade tem de melhor a te proporcionar! E, conte conosco para o que for necessário!

Aliança Bíblica Universitária de Ouro Preto (ABU-OP)
Reuniões todas as terças e quintas, 12h45min,  no Campus (perto da concha acústica)

4 de abril de 2012

III Guerra Mundial

EBI de Jônatas Henrique


Pesquise no Google “3ª guerra mundial” e você se surpreenderá com a veemência da qual muitas pessoas utilizam ao citar até datas de quando acreditam que esse evento ocorrerá. A origem desse conflito Israel x Irã tem base em outro desentendimento judeus x árabes, já conhecido da maioria de vocês. A respeito disso temos as palavras do professor de Ciência Política da Universidade Católica de Lisboa, João Pereira Coutinho: “E esse impasse resume-se numa palavra: Hamas*. Com a emergência do Hamas em Gaza, houve uma importantíssima mutação na natureza do conflito, que deixou de ser apenas um enfrentamento secular entre Israel e a Autoridade Palestina e passou a contar com a presença de um grupo fundamentalista, patrocinado pelo Irã, e que explicitamente luta pelo extermínio do Estado judaico”.

*Hamas é uma organização radical palestina que não reconhece a existência do Estado de Israel e que, desde junho de 2007, controla a Faixa de Gaza. Hamas é a abreviatura para Harakat Al-Muqawama al-Islamia (Movimento de Resistência Islâmica).

Fontes:


Caso ocorresse essa guerra, alguns acreditam que certamente a Venezuela de Chávez seria pró-Irã. Portanto, caso o Brasil se levantasse contra a ideia de resurgimento do socialismo, já que a Rússia está se mostrando claramente a favor do Irã, poderia haver uma guerra aqui na America Latina.

- Como você agiria se essa guerra afetasse diretamente você?
- Você reavaliaria suas prioridades?

Imaginar uma participação ativa inicial do Brasil em uma guerra mundial vem de encontro com a tática de neutralidade inicial em todas as Guerras Mundiais anteriores, já que uma investida dessa magnitude envolve muito dinheiro e, principalmente, vidas de nossos jovens. Existem porém outras guerras, invisíveis, que não envolvem bombardeios ou mortes.

- Você acredita que estamos vivendo algum tipo de "guerra" aqui em Ouro Preto?

Jesus sabia de todas as angústias que poderiam nos atingir, inclusive as nossas guerras interiores. Por isso mesmo Jesus, nos evangelhos, faz menção a paz ou ideia de paz 36 vezes. Ele anunciou um Reino que não vem com aparência exterior.

- Você sabe de que reino Jesus está falando?

Algumas referências bíblicas para Reino: Grão de mostrada (Mc 4:31,32); O levedar da farinha (Lc 13:21); Não consiste em palavras mas em poder (1Co 4:1-20); Fim dos tempo (Lc 21:20-31)

Nesses textos, Jesus fala muitas vezes em parábolas.

- Você sabe o que é uma parábola?
- Porque Jesus se utiliza desse tipo de narrativa?

- De tudo isso que discutimos hoje, é possível alguma ação concreta que podemos tomar no nosso dia a dia?


       Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. 
Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27


.

21 de março de 2012

Crombie - Se por acaso


Uma música que acho que tem tudo a ver com o que falei no Trote no sábado passado.

 Se por acaso               (Crombie)


Se por acaso eu olhar pra trás
Que seja pra lembrar do que foi bom
Que seja pra nutrir a esperança que hoje mora em mim


Eu descobri o que me satisfaz
E que o tempo não desfaz
E se provar vai perceber a diferença no viver


De resto eu não me prendo
"O meu fardo é leve" ouvi dizer

 A vida é breve e tudo vai passar 
Que eu saiba aproveitar!
 

Trote do Abraço 1/2012

Por Ludmilla T.

 Olá pessoas!

Depois de um longo período de silêncio (nas férias não existe estudante! rs), a ABU - Ouro Preto volta a ativa, assim como seu blog. Começamos o período a todo vapor! Nesse último final de semana tivemos dois grandes eventos, o Treinamento com participação de estudantes (e professor!) de vários cantos de Minas, e nosso tradicional Trote do Abraço.
No Trote desse período tivemos uma surpresa: ele foi realizado na tenda da Vale lá na Praça da Estação, novos ares pra novo ano! Foi divertidíssimo e vi várias carinhas novas... enfim, eu curti! E quem trouxe a palavra, para meu espanto, fui eu. Aqui em baixo escrevo algumas das ideias principais que tive e mostrei pra galera. Por favor gentes, deixem aqui nos comentários do blog suas opiniões de como foi esse final de semana :)


Aproveitar: poder olhar pra trás e dizer "isso foi muito bom e útil pra mim"
Aproveitar: saber fazer as escolhas certas. Mas, o que é o certo e o errado?
"Cada um faz o que quer" (Paulo Brabo, em http://www.baciadasalmas.com/2009/em-que-o-brabo-realmente-realmente-acredita/)
Aproveitar: saber questionar as coisas ao seu redor, e aí sim escolher o melhor. 
Questionar é importante porque as escolhas que fazemos modificam nossas vidas e as dos outros.
Se a Bíblia diz a verdade, então vale a pena dar uma olhada no que ela diz.
Procure suas próprias respostas, veja com seus próprios olhos, sinta com a sua própria vida.
 

24 de janeiro de 2012

Ressonâncias do IPL 2012 – parte 03

Meu grupo de parte prática: Mari Agnes, Elias, Karina Faro, eu, Rizi e Ramón (estragando a piadinha interna, rs)

Àqueles que estão acompanhando a minha vida de IPLense, primeiramente peço desculpas. A minha intenção era mantê-los informados, e compartilhar o que estou vivendo aqui em Anápolis com a maior intensidade que eu pudesse... Porém, as coisas aqui são tão intensas que me impedem de escrever com maior freqüência.
Mas, preciso compartilhar algumas verdades que estão ecoando em meu coração. Bom, pra quem leu o primeiro post, sabe que o IPL, dentre muitas outras coisas, também compreende uma parte prática, talvez a mais esperada pelos alunos. E hoje, dia 23/01/2012, foi “O retorno” dos 11 grupos de parte prática do IPL Fim do Mundo. Para explicar melhor, fomos divididos em equipes de 5 ou 6 pessoas, pra preparar em 1 semana e meia a programação de um fim de semana em alguma igreja. O desafio foi grande. Foram muitos telefonemas, idéias, sonhos, muitas expectativas, e nada, absolutamente nada, foi o que eu imaginei. Até que ponto isso é bom ou ruim eu não sei, mas tenho a certeza de que conhecer os membros da Igreja Assembléia de Deus Catedral da Família em Bela Vista de Goiás e vivenciar um pouco de suas histórias e suas rotinas fez uma grande diferença na minha vida.
Não só na parte prática, mas em todo o IPL, algumas coisas ficaram bem vivas no meu coração, mas eu poderia resumir as “lições-mor” em 3 palavras: Soberania [de Deus], Humildade e Contemplação. Deus é lindo, é justo, e cuida de mim [e de todos nós] em cada detalhe, por mais irrisório que ele seja aos meus olhos. E, se permitirmos, Ele, o Senhor dos senhores, o Rei do universo, se dispõe a falar conosco, e das formas mais extraordinárias possíveis. Por exemplo, hoje, na euforia da volta da parte prática, e do reencontro com esses amigos tão queridos, pudemos parar e refletir um pouco sobre tudo o que aconteceu. E, conduzidos pelo Natan de Castro (obreiro da região CO e eterno obreiro dos mineiros) na meditação em Lucas 10:1-24, percebemos que se impressionar com o poder de Deus é algo óbvio demais. Precisamos nos impressionar com a GRAÇA de Deus; em como Ele, mesmo não precisando de nada e nem ninguém para cumprir os Seus propósitos, escolheu nos convidar a ser transformados, e sermos instrumentos de transformação na vida das outras pessoas.
Deus nos chama, nos convida a ajudá-Lo. Que honra! Que privilégio! Só nos resta responder, com todo temor e reverência: “Eis-me aqui, Senhor!”.
Enfim, essa postagem já está maior do que eu imaginei que ficaria. Tenho muitas coisas a fazer e uma semana muito corrida pela frente [como disse o Rei(naldo): são dias de ladeira abaixo]. Diante disso, decidi suspender as ressonâncias do IPL até o último dia. Prefiro fazer um super post, contando as duas últimas semanas desses 63 amados habitantes temporários do SETECEB de uma só vez. Podem esperar, pois ainda tenho muito o que compartilhar... BeijO*s e que Deus os abençoe, SEMPRE!

15 de janeiro de 2012

Ressonâncias do IPL 2012 – parte 02



Uma semana de IPL. Meu Deus, quanta coisa já temos pra pensar, digerir e compartilhar! Aprendi muito, e já tenho muitos desafios para esse ano que está só começando...
Começamos o IPL com muitas bagagens. Muitas meesmo! Além das bagagens físicas, muitas emocionais: responsabilidades, expectativas, problemas, família... enfim, era necessário deixar tudo isso de lado para aproveitar cada segundo desses 21 dias. Meditamos então em Neemias 4:19,20 e na frase: “Esteja atento ao que Deus vai fazer EM você, e não através de você.”
O desafio começa com o convite do Cidade Negra a descobrir a verdadeira Verdade. Vivendo entre o já e o ainda não (o Reino de Deus que já foi inaugurado, mas ainda não consumado), começamos a descobrir que a Verdade é, na verdade, uma pessoa: Cristo, e Ele esteve aqui!
Tenho exercitado muito a prática do silêncio. Não sei se você já tentou, mas não é tarefa fácil. Não pelo fato de eu ser tagarela, mas porque quando eu me silencio, a minha alma grita. Mas, passado o impacto inicial, os instantes de oração pela manhã e os silêncios reflexivos antes do almoço têm sido instrumento fundamental para ouvir a voz de Deus, e, assim como Maria, “entesourar” [tornar tesouro] as coisas que aprendi no coração.
Várias frases permanecem ecoando na mente, e compartilharei algumas delas com vocês.
“Evangelização é quando um mendigo conta ao outro onde ele achou pão”.
“Sustenta-me, Senhor, com um espírito pronto a obedecer.”
“Deus não nos cobrará nada além da nossa capacidade.”
“Deus não dá uma Ferrari a quem não sabe andar nem de bicicleta.”
“Nossos apetites, quando são um fim em si mesmos, nos escravizam e jamais são satisfeitos.”
“Quem abraça um corpo satisfaz apenas seus apetites, quem abraça uma pessoa satisfaz seu próprio coração.”
“Não se entra na terra prometida sem antes passar pelo deserto.”
“Tentar ser santo pela carne é auto destrutivo.”
“Você tem sido um bom mordomo em relação aos bens que Deus te confiou aqui na Terra?”
Bom, eu tenho vááárias coisas pra contar ainda, muito mais depois do nosso maravilhoso Sarau de ontem a noite... Mas, outras postagens virão! Hoje é dia de descanso, e de passeio! Mais um dia pra ficarmos ainda mais unidos em comunhão no Senhor!
E, no clima de Sarau, termino com uma oração que escrevi no meu silêncio reflexivo, sobre talentos e soberania de Deus:
“Deus, me ajude a descobrir meus talentos, e a desenterrá-los. Me mostre como usá-los mais e melhor, para honra e glória do Seu nome. Não quero pensar no meu próprio Pai como um carrasco, mas como o Deus amoroso que é, para quem eu nunca perco meu valor. Não quero ter medo, quero temer. Quero fazer a Sua vontade, boa, perfeita e agradável, e não a minha. Pega o pouco que eu tenho, Senhor, e usa, conforme a Sua vontade. Em nome de Jesus, amém.”

11 de janeiro de 2012

Retrospectiva

ideoda.deviantart.com  
Por Jonatas Henrique

O que é a ABU pra você, pra mim?

Já me fiz essa pergunta questionando se realmente nós como ABU estávamos sendo cristãos, se o que fazemos é realmente orientado por Deus ou não passa de um "clube do bolinha" de crentes, que no fundo não fazem muita coisa pelos que estão ao nosso redor precisando de todo tipo de ajuda...

Em meu íntimo isso me incomodava e pensava em deixar a ABU.

Mas uma coisa aconteceu comigo. Algo que me fez perceber claramente como Deus me deu e me dá nova chance de continuar a viver e seguir em frente. Parei e olhei de novo pra ABU e não vi mais uma instituição... vi a Lud, o Lucas, a Milena, o Hiander, a Napauria, o Felipe, a Lorena, o Israel, a Ana, a Laine, o Cleiton... resumindo vi pessoas, e mais, vi pessoas com um propósito em comum! Pessoas que não são perfeitas mas que buscam um sentido maio do que simplesmente estudar, formar e ganhar dinheiro. Querem deixar um legado eterno, plantar com sementes de fé e colher honras à Deus! E decidi dentro de mim não abandonar isso.

E esse semestre mais do que nunca pude perceber como Deus se fez presente em nosso meio, como nos entregamos mais para oração, e como várias coisas maravilhosas aconteceram em nosso meio. Portanto venho nessa humilde reflexão pessoal desejar a todos nos ABUenses q firmemos nossos pés na rocha que é Cristo, vivendo como ele viveu, não só nesse novo ano de 2012 mas pra sempre, lembrando que nosso tempo na UFOP e na vida é como brisa q vem e logo se vai.

Feliz 2012 galera!

10 de janeiro de 2012

Ressonâncias do IPL 2012 – parte 01


 

IPL (Instituto de Preparação de Líderes) é um curso da ABUB (Aliança Bíblica Universitária), com duração de 3 semanas. É voltado para estudantes universitários de todo o Brasil, e envolve exposições bíblicas (nesse ano, no livro de Lucas), palestras, oficinas, momentos de reflexões, atividades culturais e práticas. 

Pra chegar até aqui não foi nada fácil. Foram 5 livros, 1 “artigo”, 5 resenhas, 1 diário de leitura, carta de intenções e resumo da caminhada cristã, e muitas, muitas expectativas!  Muitas pessoas foram imprescindíveis para que esse sonho se tornasse realidade, e sou grata a cada uma delas. Porém, maior gratidão devo a Deus, que permitiu e preparou esses dias com muito carinho para os IPLenses de 2012!

Devido à tamanha importância, pegarei o blog da ABU Ouro Preto emprestado e colocarei ressonâncias do que aprendi/aprenderei aqui nos próximos dias. Espero que seja tão edificante pra vocês quanto pra mim! Pode ser que o mundo não acabe em 2012 e esse não seja o último IPL, mas com certeza será o melhor! Rs...
Beijos e abraços, e Deus os abençoe! ;D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...