9 de maio de 2011

C. S. Lewis sobre sexo

Da coletânea “Um ano com C. S. Lewis”
Retirado do livro “Cristianismo puro e simples”

C. S. Lewis sobre sexo


A castidade é a menos popular de todas as virtudes cristãs. Não há como escapar dela; a regra cristã é: “Ou o casamento, com total fidelidade ao cônjuge, ou a abstinência total”. Isso é tão difícil e contrário aos nossos instintos que, obviamente, ou o cristianismo está errado, ou o nosso instinto sexual, como é hoje, está errado. Ou uma coisa, ou outra. É claro que, como cristão, acredito que é o instinto que está errado.


Porém, tenho outras razões para pensar assim. O propósito biológico do sexo é gerar filhos, da mesma forma que o propósito biológico de comer é alimentar o corpo. Agora, se comermos quando bem entendemos, é quase certo que acabaremos comendo demais. Mas não além dos limites. Uma pessoa pode até comer por duas, porém, não será capaz de comer por dez. O apetite pode até extrapolar um pouco o seu propósito biológico, mas não extraordinariamente. Se um jovem saudável resolvesse satisfazer o seu apetite sexual sempre que quisesse, e se todo ato sexual gerasse um bebê, então, em dez anos, ele seria facilmente capaz de povoar um vilarejo. Um apetite desses iria muito além de sua função, de forma ridícula e ilógica. 

Ou veja de outra forma. Imagine uma grande plateia reunida para ver um strip-tease, isto é, uma mulher despindo-se em um palco. Agora, suponha que você chegasse a uma vila onde seria possível encher um teatro apenas trazendo para o palco um prato coberto e levantando o pano bem devagar, deixando todo mundo ver, pouco antes do apagar das luzes, que ele contém um bom pedaço de carne de carneiro ou de bacon. Será que você não pensaria que naquele lugar há algo errado com o apetite por comida? E um ser que tivesse sido criado em um mundo diferente do nosso não acharia que algo igualmente estranho está acontecendo em relação ao instinto sexual entre nós?

Continua em C. S. Lewis: satisfazer desejos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...